Tuesday, October 7, 2008

O Sonho Começou

Era para ser uma viagem começando em Cuzco, mas o site da empresa aérea me traiu. Apesar de constar no site vôos para o Peru, não consegui a passagem. Pesquisando uma maneira barata de se chegar ao Peru, descobri que a maneira mais barata seria pelo Acre. Um táxi de Rio Branco a Assis Brasil, outro de Assis Brasil para a cidade peruana de Puerto Maldonado, no coração da Amazônia peruana, e um ônibus de Puerto Maldonado a Cuzco. Um caminho muito interessante, no qual a Amazônia está a menos de 300 km da Cordilheira dos Andes. Por esse caminho, Cuzco fica a 700 km do Brasil. Ainda em construção (previsão de conclusão em 2010), a carretera interoceanica, ou estrada do pacifico, irá permitir a vazão de mercadorias brasileiras até o porto de Matarani, na costa peruana. Por enquanto, o tráfego ocorre por inúmeras vias, algumas ainda precárias, que cortam mais de 200 rios, nem todos com ponte.

Saindo de uma altitude de menos de 200 m, na Amazônia, atinge-se 5200 m no altiplano, antes de descer para pouco mais de 3000 m, em Cuzco. Isso tudo em 530 km, distância entre Puerto Maldonado e Cuzco.

Decidi trocar o táxi de Rio Branco a Assis Brasil, na fronteira com o Peru, por alguns dias de pedalada. A falta de informações mais precisas sobre as condições da estrada até Puerto Maldonado não me permite decidir desde já como vou chegar ate lá. Não existem linhas de ônibus que fazem este trajeto, apenas táxis, e como a chuva já chegou por aqui na Amazônia, pode ser que o trecho esteja bem ruim.

Tive diversos problemas com minha humilde câmera fotográfica, que espero ter resolvido aqui na Zona Franca de Corija, na Bolívia.

6 comments:

Unknown said...

É isso aí cabelo. Detona brother.

Tyrone Menezes said...

Into The Wild !!! kd mais fotos?????

Rachel Ibañes said...

Tô acompanhando passo a passo. Orgulhosíssima ;)
E não vale pegar carona hein!!
Te amo

Unknown said...

ISSO AI CABELO!!!!
desejo tudo de bom na sua viagem!

representa o brasil ai!

tudo de bom!

PIVA

Rachel Ibañes said...

PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Guenta firme aí Cabelo!! Hoje é seu aniversário e por isso mesmo tem que pedalar dobrado, viu!
Pena que agora vai ser mais dificil de atualizar o blog, né... mas tá valendo.
Fico na expectativa do lado de cá ;)

Beijooooooooo e Boa sorte no caminho

thiago said...

Parabens pelo seu niver e pela sua coragem!